Pelo Mundo: Bulgária

César Rodrigues é nosso convidado especial da semana! Estudante de Comunicação Social pela UNITAU em Taubaté, ele nos conta sobre sua viagem para Bulgária.

 

150610_4850400909758_651438597_nRota?

Visitei lugares na própria Bulgária, como a capitalSofia, uma estação de esqui em Borovets e outra cidade chamada Plovdiv. Aproveitei alguns fins de semana também pra ir para a Grécia, mais especificamente em Thessaloniki, fui para Alemanha visitar um casal de amigos que moram em Stuttgart e passei um dia em Viena por ter perdido minha conexão pra Stuttgart, o que me proporcionou conhecer mais um lugar.


Se prepare:

Viajar pela Europa é muito fácil e divertido, porém se você não fala muito bem o inglês ou espanhol pode ser um pouco difícil. Se o destino for leste europeu como o meu, o inglês só vai funcionar nas cidades grandes e com pessoas que estão acostumadas a lidar com o público (comerciantes, donos de hostel, alguns taxistas…), mas a boa e velha mímica pode te salvar na hora de compra algo naquela lojinha tradicional. Na Bulgária, os taxis são muito baratos. Eu morei em Blagoevgrad, uma cidade pequena ao sudoeste do país, pertinho da capital Sofia. Na minha cidade a corrida de taxi custava em torno de 2 leva, equivalendo a uns 3,75 reais, para qualquer destino da minha cidade. Mas se for para a capital, por exemplo, vale ficar de olho no taximetro, pois apesar de ser barato, alguns taxistas são, digamos, malandros com turistas, igual no Rio de Janeiro. Quanto a compatibilidade das tomadas, elas são aqueles dois pontinhos paralelos, o que torna compatível com muitos eletrônicos Brasileiros como carregador de celular, secador de cabelo, porém vale levar um adaptador universal pois se eu não tivesse levado o meu, teria problema com o carregador da máquina fotográfica e laptop.


250598_139604609537317_1733284999_nPonto turístico imperdível?

Um ponto de parada muito legal pra quem gosta de igrejas monumentais é a catedral de Alexandre Nevsky na capital Sofia. Como fui na época de inverno, estações de esqui são uma ótima opção de diversão também, pois lá você encontra pessoas de tudo que é lugar do mundo, principalmente da Europa. Estive na estação de esqui em Borovets e foi muito divertido, é uma estação de esqui muito barata na Bulgária, cerca de 16 reais por dia pelo aluguel do equipamento. Se for para a Grécia, mais especificamente em Thessaloniki, como eu, ótimas paradas são a Torre Branca (White Tower), a cidade antiga (Old Town), a Universidade de Aristóteles (Aristotle University) e a rua da praia que tem um cais com uma ótima infra-estrutura pra lazer com bares e restaurantes. Se for para o oeste europeu, como Alemanha e Áustria, tente andar de transporte público (que é muito simples e confortável), pois taxi é muito caro, lembre-se sempre que no oeste europeu a maioria dos países está na zona monetária do euro então o seu dinheiro vai embora mais rápido. Na Áustria (Viena), como foi uma parada rápida de algumas horas, só tive tempo de sair do aeroporto e visitar a igreja St. Stephen’s Cathedral com arquitetura gótica e muita história pra contar, mas se tiver mais tempo, vale a pena conferir o castelo da cidade também. Na Alemanha (Stuttgart), como estive em companhia de amigos, eles puderam me levar na Floresta Negra de carro, lugar onde nasceu o famoso bolo tradicional de aniversários.


Achado?         

Se você tiver um espírito desbravador, vai ser muito feliz em descobrir lugares e rotas que não estão nos guias. Não me lembro de ter ido em algum lugar marcante, mas se você estiver em Sofia, por exemplo, é muito fácil andar a pé pelo centro e encontrar restaurantes deliciosos (não se esqueça de provar um prato chamado Keebabche).


487698_139605192870592_621198540_nVale a pena conferir!

Se assim como eu, você gosta de ficar em hostel, vale a pena conferir o que o dono do lugar tem de dicas para te dar. Os donos de hostel geralmente falam muito bem inglês e te tratam como se fosse da família. Eles te dão um mapa do local e rabiscam os lugares mais legais de acordo com o seu gosto.


Momento inesquecível?

Passei muitos momentos inesquecíveis, como na já citada estação de esqui em Borovets, onde a paisagem pelo caminho é incrivelmente linda, um campo todo coberto por neve e quando você vai subindo a serra pra chegar até a cidade os pinheiros cheios de neve deixam os olhos cheios pra quem vem de países tropicais. Outro momento inesquecível foi ter perdido minha conexão em Viena a caminho de Stuttgart, me fazendo dormir no aeroporto. Logicamente eu não estava de bom humor, mas ao acordar no dia seguinte decidi dar uma volta pela cidade para transformar esse mau humor em algo que eu jamais iria esquecer.


Depoimento:

Quando decidi ir pra Bulgária dia 7 de Janeiro de 2013, eu não fazia ideia que iria encontrar um lugar tão rico em culturas, pessoas que vou lembrar para o resto da vida e experiências que me fizeram amadurecer cinco anos em um mês e meio. Decidi fazer o intercâmbio, pois queria sofrer esse impacto da mudança e sabia que as pessoas com quem eu fosse trabalhar e conviveriam de alguma forma sofrer alguma mudança comigo também. Posso dizer que o trabalho voluntário me fez ganhar mais do que eu acreditava oferecer para as pessoas.


Álbum de Fotos:

11973_4957715592558_2096311069_n

379289_518936348127759_1916438818_n72604_4957632910491_134890412_n404425_5001235600531_1327886741_n13101_10200092381744180_979707307_n 154844_139605006203944_419040686_n

 

 

2 comentários

  1. César Rodrigues · · Responder

    Ficou muito legal a reportagem, muito obrigado pela oportunidade de poder contar a minha vivência nesse país super curioso ;) até (quem sabe) a próxima.

    1. Maiara Tissi · · Responder

      Obrigada você, César!
      Adoramos sua participação. Será sempre bem-vindo por aqui! (:

Deixe uma resposta

