Da Broadway para a Televisão

TV Smash NBC series 17

Desde que o Funny Girl começou, sempre surge algum post da série “Invasão Hollywoodiana na Broadway”. Porém, é possível perceber um movimento contrário também. Não é raro que atores que começaram suas carreiras no teatro acabem fazendo um papel que outro em seriados de televisão, principalmente nos que são filmados em Nova Iorque.

Há muitos anos, seriados como os Law and Order, Ugly Betty e Gossip Girl tiveram grandes nomes do teatro fazendo pequenas participações com personagens temporários em suas tramas. Pegando Law and Order como exemplo, a série teve três de seus principais personagens são atores que já tiveram muito destaque nos palcos, entre eles Jesse L Martin, do elenco de Rent, B.D Wong, de You’re a Good Man Charlie Brown, e o lendário Jerry Orbach.

tumblr_mdwvz9Zla41rctctqo1_500Na maioria das vezes, atores extremamente conhecidos da Broadway eram contratados para participações cômicas, como foi o caso de Patti Lupone, quem fez o papel da mãe do personagem Marc em Ugly Betty. No entanto, every now and then, surge uma oportunidade que faz o pequeno personagem se tornar essencial para o enredo como foi o caso de Aaron Tveit (que, por acaso, também já participou de Ugly Betty) em Gossip Girl. Ao interpretar Chip, o primo de um dos personagens principais, o ator que ficou conhecido na Broadway por Next to Normal foi escalado para diversos episódios, prolongando sua  participação por de várias temporadas.

Os talent shows American Idol e The Voice também dão a oportunidade de estes atores/cantores mostrarem um pouco mais do seu talento vocal, competindo para alavancar suas carreiras de cantores e permitindo que um público muito maior posso os conhecer. Adam Lampert (Wicked) e Constantine Maroulis (Rent Rock of Ages) se deram bem em American Idol, enquanto Tony Vincent (Jesus Christ Superstar e American Idiot) fez parte do elenco de The Voice e a pequena Carly Rose Sonenclar (Wonderland) conquistou o segundo lugar do X-Factor USA.

A recente tendência de seriados musicais, como Glee, Bunheads e Smash, é hoje em dia a maior responsável pelo destaque que as estrelas do Great White Way tem ganhado nos seriados de TV e onde elas podem realmente mostrar todo seu talento musical. Glee, já que foi o primeiro, abriu as portas para Matthew Morrison (Hairspray e South Pacific), Lea Michele (Les MisSpring Awakening) e Jonathan Groff (Spring Awakening). Fora seu elenco fixo, o seriado sempre convida grandes nomes da Broadway para participações super especiais. Entre eles estão Idina Menzel (Rent e Wicked), Neil Patrick Harris (Cabaret e Sweeney Todd) e Kristin Chenoweth (Wicked e Promises, Promises), quem esteve também no elenco da série super fofa Pushing Daisies. Uma curiosidade: nosso darling Aaron Tveit chegou a fazer audições para o elenco do seriado.

bunheads2Já em Bunheads, Sutton Foster (Thoroughly Modern Millie e Anything Goes) interpreta uma bailarina chamada Michelle, que desiludida com sua vida em Nova York, se casa com um desconhecido e se muda para o interior, onde se torna professora de balé de um pequeno e desmotivado grupo de garotas. Estrela do seriado, Sutton tem como sua principal companheira de cenas a lendária Kelly Bishop e ainda conta com algumas participações de Hunter Foster (Urinetown e Little Shop of Horrors) e do pianista favorito da Broadway, Seth Rudetsky.

Smash é o mais novo dos seriados musicais e conta com uma imensa lista de atores cantores que chegaram ao seriado diretamente da Broadway. Nomes como Christian Borle, Megan Hilty, Will Chase, Brian D’arcy James, Jeremy Jordan, Krysta Rodrigues, Leslei Odom Jr. e Anne Harada. Isso sem falar nas visitas de Marc Shaiman tocando piano para Angelica Huston e de Norbert Leo Butz interpretando o protagonista da peça Heaven on Earth, de tirar o folego de qualquer amante do teatro. A série de vez em quando ainda surge com personagens aleatórios, nessa já pudemos assistir a Jesse L. Martin, Michelle Federer e Wesley Taylor.

0205f_smash_jd_40pNão, ainda não acabou. Desperate Housewives e 30 Rock são dois seriados que sempre tiveram participações importantes de atores de teatro. A primeira, teve escalados junto com suas donas de casa, os atores Roger Bart (The Producers e Young Frankenstein), John Barrowman (Putting it Together) e Harriet Harris (Thoroughly Modern Millie e Cinderella). 30 Rock tem como a estrela do programa a atriz Jane Krakowski (Nine) e recebeu Cheyenne Jackson (Xanadu e Finnian’s Rainbow) por uma temporada , além de presentear seus espectadores com uma pequena aparição da maravilhosa e lendária Elaine Stritch como mãe do personagem de Alec Badwin.

Idina Menzel, quem fez a mãe de Rachel Berry em Glee, também teve uma breve participação em Private Practice, seriado que tem seu marido, Taye Diggs, no elenco. Taye vem de uma longa carreira em Hollywood e já estrelou no seriado Kevin Hill. A lista não para e entre outros atores em destaque na televisão temos Jessy Tyler Fergusson (25th Putnam County Speeling Bee) em Modern Family, Andrew Rennells (The Book of Mormon) em The New Normal, Josh Gad (The Book of Mormon) em 1600 Penn, Steve Kazee (Once) em Walking Dead, Scott Porter (Altar Boys) e Laura Bell Bundy (Legally Blonde) são personagens principais em Heart of Dixie e Laura Benanti (Gypsy) em Go On.

A tendência parece não tem prazo para acabar. Apesar de suas idas para Hollywood e participações especiais, Aaron Tveit agora entra com tudo nessa onda e estrela como protagonista do drama policial Graceland, que estreia na próxima temporada.

2 comentários

  1. adorei o texto! só fiquei triste que tu não citou a linda da bernadette peters. achei a cantoria dela no smash meio fraca, mas no teatro ela era o.m.g.!! (into the woods feelings)

  2. Bernardette está em todas! Linda sempre! Além de Smash ela já participou do Will & Grace também, fazia a irmã da Karen. A Patti fez o papel dela mesma em Will & Grace hehe

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: