Mila Kunis e Rachel Wiesz apresentam Theodora e Evanora

Para encerrar as entrevistas com diretor e elenco de Oz: Mágico e Poderoso, uma conversa com as atrizes Mila Kunis e Rachel Weisz sobre a produção e suas personagens:

BDjOAzyCUAENu1AQue personagem você interpreta em Oz: Mágico e Poderoso (Oz The Great and Powerful)?

Eu interpreto Theodora. Ela é uma jovem bruxa que é muito doce e ingênua. É a irmã caçula de Evanora, interpretada por Rachel Weisz.

O que a instigou neste projeto?

Primeiro, foi Sam Raimi e segundo foi Oz: Mágico e Poderoso (Oz The Great and Powerful). Não foi tão instigante quanto apavorante, à princípio, e isso é verdade. Quando li o roteiro, a primeira impressão que tive foi a de que eu não conseguiria fazer o papel, mas eu fui me encontrar com Sam assim mesmo. Era para ser uma reunião de 30 minutos, mas acabou durando umas quatro horas. Nós analisamos a personagem e o roteiro e Sam baseou tudo na realidade, o que me deixou incrivelmente à vontade.

Nunca fiz nada que fosse remotamente parecido com isso. Você tem que se desafiar, e eu me senti segura no desafio porque estava cercada de pessoas que eu respeitava muito.

Você conheceu o livro O Mágico de Oz (The Wonderful Wizard of Oz) de L. Frank Baum quando criança na Rússia?

Meu irmão lia a versão russa do livro e eu sempre achei que fosse um livro russo até vir para os Estados Unidos. Eu disse, espera aí, o livro é americano? O primeiro grande livro de verdade que eu li chamava-se Return to Oz.  Eu acho que estava na terceira ou quarta série. Foi quando eu vim para os Estados Unidos. Meus pais queriam me fazer ler em inglês para que eu melhorasse minha fluência no idioma, porque eu quase não falava.  Eu adorava a história do Mágico de Oz, então meus pais imaginaram que eu fosse gostar de Return to Oz.

BD-tdOMCIAEPBkUFale sobre seus figurinos.

Theodora tem várias trocas de figurino. O primeiro é um traje de montaria, que ela usa quando a vemos pela primeira vez, e é um belo traje, lindamente estruturado. Gary Jones [figurinista] fez um trabalho incrível. Tem um grande chapéu; um lindo e grande chapéu de veludo vermelho, um casaco vermelho, calças pretas e uma camisa branca; tudo muito estruturado, muito bonito.

A personagem passa por transformações com seu figurino, então esse é o que ela está usando quando a conhecemos. Ela é muito recatada, muito quieta, muito gentil, totalmente coberta. Ela se apaixona e na próxima vez que a vemos, ela está usando um belo longo de baile com pérolas.

O que você usa nos dedos?

As três bruxas, Glinda, Evanora e Theodora, têm joias e elas ficam em locais diferentes. Eu tenho uma joia que é um anel. Evanora tem uma joia que é um colar e Glinda tem uma varinha. Todos acharam que seria um conceito bem legal que elas tivessem poderes únicos que vêm das joias. Isso liga todas elas de uma certa forma.

Você se identificou com Theodora?

Sim e eu acho que toda menina vai se identificar com Theodora. Eu acho que a beleza deste filme é que todos os personagens se baseiam na realidade. Sim, é meio louco porque se passa na Terra de Oz, mas se trata de uma garota que é muito meiga e que quer – de uma forma tão desesperada -, acreditar no bem e na melhoria da sociedade, do povo e do mundo, que ela só enxerga o bem. Ela também está tão envolvida em um processo de negação do mal, que ela nem sequer cogita que ele exista.

Como é o primeiro encontro entre ela e Oz?

Há uma profecia proferida pelo pai de Theodora em seu leito de morte que diz que um mágico virá e salvará a Terra de Oz. Theodora vê um balão cair do céu e no balão está escrito, O Grande e Poderoso Oz. Então, sem sombra de dúvida, ela acredita que ele é o grande mágico que chega para salvar a Terra de Oz da bruxa má. E ela se apaixona perdidamente pelo tal mágico assim que o vê.

Mila-Kuniz-e-James-Franco-Oz-Mágico-e-PoderosoFale sobre a irmã de sua personagem Theodora, Evanora.

É um relacionamento um pouco complicado. Evanora é a irmã mais velha, que protege Theodora, mas também tenta constantemente convencê-la a ficar do seu lado e unir forças. Mas Evanora foi para o lado da escuridão e Theodora lutou contra isso e não acredita nisso. Ela não é má. Ela acredita na paz e realmente acredita que o mágico trará paz ao mundo. É tudo o que ela sempre quis. 

Fale sobre James Franco e como foi trabalhar com o elenco.

James e eu nos conhecemos há algum tempo, então parecemos duas crianças brincando. Ele é realmente um dos meus melhores amigos. Eu já dei entrevistas antes em que disse que é raro sair de uma produção com um amigo. Mas eu de fato acredito que é ainda menos comum iniciar uma produção com um amigo, então isso foi ótimo. Nós nunca tínhamos trabalhado juntos por mais de dois dias de cada vez, então foi só diversão. Acho que realmente gostamos de trabalhar juntos e temos uma ética de trabalho bem parecida.

Michelle Williams como Glinda estava simplesmente fantástica. Basta olhar para Michelle e ela transmite elegância e doçura e é muito recatada. Ela é ótima. Ela incorpora tudo que Glinda é. E também é linda.

E tem a Rachel Weisz que interpreta a minha irmã mais velha. Não se pode pedir por ninguém melhor do que ela. Ela é muito bonita e impressionante e sua personagem é muito forte e é exatamente como Rachel. Tem sido ótimo; tem sido fantástico.

É loucura entrar no cenário e ver Rachel Weisz neste vestido sensacional com plumas e bem penteada. Ela estava meio que torturando Glinda, a bruxa boa. Eu fiquei tipo, espera aí, como eu vim parar aqui?

RACHEL-WEISZ-Oz-The-Great-And-Powerful-Image

BDuVkBoCEAAhxEFQual a melhor coisa de fazer parte deste filme?

A melhor coisa de fazer parte deste projeto é trabalhar com pessoas brilhantes. Isso vale para a personagem que interpreto até as pessoas com quem tenho a oportunidade de trabalhar fazendo parte de um filme tão bonito e trabalhando com pessoas tão talentosas, dos figurinistas aos decoradores de cenários, todos os departamentos, todo mundo.

Acho que é o melhor do melhor reunido num lugar só. A um certo ponto, James e eu estávamos andando de carruagem. Nós olhamos para um lado e lá estava a Cidade das Esmeraldas e olhamos para o outro lado e lá estava toda a equipe reunida. Você olha para a equipe e percebe que nunca mais verá essas pessoas no mesmo lugar de novo porque é o melhor do melhor de cada departamento.

O que neste projeto fez você querer fazer um papel?

Eu acho que o que realmente me atraiu para interpretar Evanora foi que eu poderia fazer uma vilã. Ela se diverte muito sendo má. Acho que foi isso que me atraiu na personagem. E eu adorei o roteiro. Achei uma excelente sequência da história pregressa do livro O Mágico de Oz (The Wonderful Wizard of Oz), e uma ótima história sobre a origem do Mágico.

E a oportunidade de trabalhar com Sam Raimi foi muito empolgante. Sou fã de seus filmes e agora sou grande fã dele. Ser dirigida por Sam tem sido muito divertido, e ele é um cara ótimo. Estou trabalhando com James, Mila e Michelle — é um elenco incrível, então era um grande projeto para se trabalhar.

rachel_weisz_ozgreatandpowerfulComo é o relacionamento de Evanora com sua irmã Theodora?

Por muitos anos, Evanora tenta levar a irmã Theodora para o lado obscuro. Theodora tem seu lado malvado inato, mas ela tende mais em direção ao bem.

Se Evanora conseguir levar Theodora para o lado do mal e torná-la uma bruxa má, então ela sabe que as duas terão poder suficiente para destruir Glinda. Glinda e Evanora são igualmente poderosas, então seria uma situação na qual nenhuma sairia vencedora. Então Evanora mente para Theodora tentando convencê-la a ir para o seu lado.

Fale sobre os figurinos que você usa no filme.

Evanora tem basicamente um figurino que vai do verde ao preto. Quando ela finge ser gentil, a protetora do trono, ela usa verde. E quando ela se mostra uma pessoa má, seu figurino fica preto. Eu acho que Evanora tem, na verdade, uns 372 anos de idade. Então, ela fez um feitiço para não ter uma aparência tão velha. Seu vestido tem plumas e um visual ligeiramente militarizado, porque ela é como um líder militar.

Fale sobre o diretor Sam Raimi.

Eu acho que Sam Raimi traz a este projeto uma paixão incrível e também imaginação, perspicácia e humanidade infantis surpreendentes. Ele tem um extraordinário dom para contar histórias. Ele é realmente um contador de histórias maravilhoso.

Sam é muito querido e tem uma energia incrível. Ele está sempre contando piadas no set e fazendo todo mundo rir. Eu realmente adorei ser dirigida por ele.

BDe7cwsCYAIEIs5Fale sobre o set criado por Robert Stromberg para a sua personagem.

Robert criou o lindo palácio da Cidade das Esmeraldas para Evanora, a governante, então é tudo verde, muito verde. Eu tenho um belo e grande trono e uma linda e grande escadaria para minha entrada triunfal. É muito grandiosa, palaciana e tem um visual nobre.

Você fez algumas cenas de ação neste filme. Você teve que fazer treinamento para o papel no filme?

Eu voei algumas vezes. Eu só faço o tipo estilo voo livre. Prendem um cabo por baixo do meu vestido e eu sou erguida. É realmente divertido. Há momentos em que eu estou lá em cima e de repente penso, ai, meu Deus, e se eu cair, isso será realmente seguro. Mas é meio assustador. Entretanto, a equipe é de fato maravilhosa quando o assunto é fazer com que a gente se sinta seguro. Não é algo que se faça todos os dias — voar.

Há elementos dos vários livros da série de L. Frank Baum sobre a Terra de Oz que compõem esta história. Por que você acha que essas histórias são tão atraentes, até hoje?

Histórias sobre o bem contra o mal, fantasia e sobre acreditar ou não no mágico são temas de contos de fadas. São temas de fábulas infantis e folclore. São os temas arquetípicos das histórias tradicionais. L. Frank Baum falou sobre isso.

2 comentários

  1. […] do filme. Leia o que Sam Mendes tem a dizer sobre a produção, James Franco e Michelle Williams e Mila Kunis e Rachel Weisz falando sobre suas personagens, as irmãs Theodora e Evanora.   Não deixe de ver nossa GALERIA DE […]

  2. […] do filme. Leia o que Sam Saimi tem a dizer sobre a produção, James Franco e Michelle Williams e Mila Kunis e Rachel Weisz falando sobre suas personagens, as irmãs Theodora e […]

Deixe uma resposta

