Especial “Os Miseráveis”: O Elenco Teatral

No teatro, Os Miseráveis foi inovador por ser uma das primeiras peças sem “estrelas”. Mesmo com os nomes pesados nos papeis principais, todo elenco participaria do ensemble/coro. Ou seja, quando os personagens principais não apareciam, o elenco principal também estaria no palco interpretando personagens secundários, como Éponine e Cosette que fazem coro em “At the End of the Day” e “Lovely Ladies”.

Royal Shakespeare Company, Barbican Theatre Center, LondonPatti Lupone foi convidada pelo próprio Cameron Mackintosh para fazer o papel de Fantine. Ela foi convencida pela música, sabia que o musical seria um sucesso nos primeiros quatro compassos. Na época que começaram os ensaios ela estava trabalhando em outra peça em Londres chamada The Cradle Will Rock. Quando Trevor Nunn e John Craid falaram sobre a ideia de participação no coro sua reação foi “I don’t think so!”. Por estar em outra peça, ela sempre conseguiu boas desculpas quando os diretores a chamavam para participar de cenas específicas. No final, a atriz teve o que queria e fez com que a personagem Fantine aparece em apenas uma outra cena, em que é um Bullet boy nas Barricadas.

Confissões de Patti Lupone:

“The barricade scene is the only scene the actress playing Fantine is in, and only because Sally Mates called me out, the raving bitch, as I stared at the rehearsal onstage too jet-lagged to react in my usual lighting speed. I never forgave Sally. She laughed her head off at me every night in the scene.”
Patti Lupone A Memoir.

Ao estudar teatro musical, uma coisa que é sempre comentada é a nova geração de performers que esse tipo de musical trouxe para a Broadway. A produção original de Les Mis ficou em cartaz na Broadway por dezesseis anos, então foram inúmeras trocas de elenco e muitos atores e momentos memoráveis.

No elenco original da Broadway, Colm Wilkinson e Frances Ruffelle foram levados da produção de Londres para Nova York. O elenco contratado na cidade também era invejável, com Terrence Mann como Javert, Randy Graff como Fantine, Michael Maguire como Enjorlas, David Bryant como Marius e a maravilhosa Judy Kuhn como Cosette. Algumas pequenas adaptações e cortes acabaram fazendo o Original Broadway Cast Recording (OBC) ser bem diferente do OLC. A seleção de elenco foi tão boa que do elenco original da Broadway foram selecionados quatro dos atores principais para participarem do Dream Cast no Tenth Anniversary Concert (TAC), incluindo Anthony Crivello como Grantaire.

Lea Michele

Lea Michele

Les Mis era também um ponto de entrada para aqueles que sonhavam em trabalhar na Broadway. Muitos dos atores que hoje são extremamente conhecidos fizeram parte do elenco no início de suas carreiras. Sutton Foster e Kerry Buttler entraram como ensemble e chegaram a fazer Éponine, enquanto Nick Jonas fez Gavroche quando pequeno. Até Lea Michelle, hoje estrela de Glee, teve o seu Broadway debut como Young Cosette. E claro, Les Mis não ficou imune a moda de stud casting no decorrer dos anos. Entre as celebridades que fizeram parte do elenco está o cantor Ricky Martin, provavelmente o mais lembrado. Após o sucesso dos Jonas Brothers, Nick Jonas voltou a participar do elenco, dessa vez interpretando Marius no West End.

Uma das atrizes mais reconhecidas por sua participação em Les Mis é Lea Salonga. Após encerrar o seu contrato como Kim em Miss Saigon, a atriz realizou seu sonho ao fazer Éponine nos palcos de “The Great White Way”. Com este papel, Lea não só participou da produção original como ela também fez parte do dream cast de TAC e Hey! Mr. Producer. Já no Revival, a atriz fez Fantine, personagem que reprisou no concerto de 25 anos.

Já o revival de 2006 teve uma escolha um tanto estranha de primeiro elenco, mas estranha no bom sentido. O perfil que tanto foi prezado nas primeiras produções da peça fora totalmente ignorado. Além de colocar Norm Lewis como Javert e Gary Beach como Thénardier, a atriz escolhida para fazer a personagem Fantine foi Daphne Rubin Vega e Anne Harada foi Mde Thénardier.

Lea Salonga

Lea Salonga

O elenco do revival foi mudado diversas vezes e vimos como Jean Valjean desde Alexander Gemignani (cantor clássico) e Drew Sarich (quem trouxe uma voz extremamente moderna para o personagem) até Ivan Rutherford, retornando ao papel, e James Owen Jones (atual Phantom em Londres e Valjean do álbum feito pelo tour Britânico de 25th anos). No papel de Fantine, Lea Salonga e Judy Kuhn, que interpretaram de formas muito diferentes e maravilhosas, e uma integrante do Dream Cast e Original London Cast: Jenny Galloway, que voltou para fazer a Mde Thénardier como só ela sabe.

Em 2006, Max Von Essen, que havia feito parte do elenco final da Broadway, voltou para a produção como Enjorlas para substituir Aaron Lazar. Assim como ele, Robert Hunt e Ben Davis voltaram a seu antigo papel como Javert. Celia Keenan-Bolger, que já estava curtindo a fama pós Spelling Bee, arrasou como Éponine e James Chip Leonard manteve o seu papel como Bishop of Digne.

O último elenco da produção original na Broadway foi também muito especial, e apesar de poucos grandes nomes, foi extremamente talentoso. Randal Keith foi Valjean, enquanto Michael McCarthy interpretou Javert, Jayne Paterson fez Fantine, Diana Kaarina fez Éponine, Kevin Kern foi Marius, Sandra Turley como Cosette, Christopher Mark Peterson como Enjorlas, Nick Wyman como Thénardier e Aymee Garcia como Mme Thénardier.

 

Agora, a promessa é de uma nova versão em 2014. Quem você escalaria para o elenco? Algumas voltas ou tudo novo?

Anúncios

2 Comentários

  1. Eu ia adorar ver vários desses nomes voltarem, principalmente a Lea Salonga e o Michael Ball!

    Mas eu acho que uma nova versão do Les Mis pediria novos nomes: meses e meses de auditions pra achar um elenco à altura do espetáculo!

    1. Eu adoraria ver alguns nomes de volta – até alguns que não são tão famosos. Mas o que eu espero mesmo é também estar no elenco. :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: