Crítica: “João e Maria: Caçadores de Bruxas”

Texto escrito originalmente para o site CineSplendor.

hansel_and_gretel_witch_hunters_2013-1920x1080

A febre das adaptações cinematográficas de contos de fadas começou com A Garota da Capa Vermelha, se estendeu por Branca de Neve e o Diretor Caçador e Espelho, Espelho Meu e não parece acabar tão cedo. Agora é a vez de João e Maria, criados pelos irmãos Grimm no início do século XIX, que chegam às telas crescidos e caçando bruxas.

shockhanselgretelA familiaridade dos irmãos com as feiticeiras malvadas e narigudas, criada na história que ouvimos quando criança, no filme os leva ao patamar de especialistas no assunto e matadores vorazes. Com sede de vingança e sem um lugar para chamar de casa, eles se tornam famosos por seus feitos e vagam pelas florestas à procura de seu próximo alvo. São chamados, então, pelo prefeito de um pequeno vilarejo para investigar o desaparecimento de diversas crianças e acabar com a praga que assombra os moradores.A dupla dinâmica é comporta por Jeremy Renner e a britânica Gemma Arterton. Com o papel de João, Renner se firma de vez como herói de ação após estrelar em Missão Impossível, Os Vingadores e O Legado Bourne. Gemma ainda está trilhando seu caminho e protagoniza pela primeira vez uma produção hollywoodiana, mas já mostra ser uma kick ass de primeira quando preciso.

hansel-and-gretel-witch-hunters-jeremy-renner-gemma-artertonAs cenas de ação, aliás, são o ponto forte do filme. Bem distribuídas ao longo da trama, recebem ajuda da montagem e da edição de som para completar um trabalho bem feito tanto pelas coreografias de lutas quanto pela direção de arte e suas armas poderosas. Os efeitos visuais não ficam atrás, da maquiagem das bruxas ao CGI usado no amigável ogro Edward.

São estes aspectos técnicos que ajudam a elevar a história que tinha tudo para dar errado, mas com uma visível preocupação da produção em acertar cada detalhe, consegue dar uma cara nova ao conto de João e Maria e entretém o espectador com um roteiro coeso que mistura um bocado de ação a uma certa dose de comédia e uma pitada de suspense.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s