Crítica: “O Amante da Rainha”

Texto escrito originalmente para o site CineSplendor.

Quad

Entre ano, saí ano e os filmes épicos focados em dramas da corte nunca ficam fora de moda. Desta vez pelo menos o cenário muda um pouco, ao invés da bucólica paisagem inglesa, temos a gélida Rússia em Anna Karenina e a Dinamarca em O Amante da Rainha. Ótimo para quem se interessa pela parte histórica além do enredo de triângulos amorosos.

a-royal-affair-image

Aqui, novamente uma garotinha bonita de um país amigo é prometida ao rei, que aos poucos se mostra desprezível e esta fica decepcionada com seu destino. Não demora, então, para que ela comece a ter interesse físico e amoroso por outro, o que não deve acabar bem para nenhumas as partes. Mas isso tudo já fica previsível no título. O que faz então de O Amante da Rainha diferente dos outros?

Não muito na verdade, mas assistir a uma história que não costumamos aprender na escola (ou nenhum outro lugar) é sempre válido. Ainda mais se o caso amoroso entre a rainha e o médico do rei for além de um affair e resultar em um conjunto de ideias Iluministas que começam a ser postas em prática através da influencia deles sobre o pobre mentalmente debilitado rei. A sensação de reforma e revolução, sim, torna esta uma trama realmente especial.

a-royal-affair-Mikkel-Boe-Folsgaard

Apesar da dinâmica ligeiramente lenta do roteiro, que poderia ter usado um pouco mais das artimanhas hollywoodianas para o deixar ainda mais atraente, a produção faz a sua parte com seus cenários e figurinos deslumbrantes e uma fotografia que faz jus a direção de arte. Os atores Mads Mikkelsen (007 – Cassino Royale)Alicia Vikander (Anna Karenina) e Mikkel Boe Folsgaard, que formam o trio principal, também não deixam a desejar e são o destaque do filme. O maior reconhecimento já veio esta semana com sua indicação para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o que com certeza atrairá ainda mais espectadores para mais este épico igual, mas diferente de todos os outros.

5 comentários

  1. […] (Áustria) No (Chile) War witch (Canadá) O Amante da Rainha (Dinamarca) Kon-tiki […]

  2. […] um marido compreensivo. Alicia Vikander acaba de estrelar como protagonista no drama dinamarquês O Amante da Rainha e agora interpreta a doce e insegura Kitty, que perde seu pretendente para Anna, mas recebe o amor […]

  3. […] (Áustria) No (Chile) War witch (Canadá) O Amante da Rainha (Dinamarca) Kon-tiki […]

  4. […] (Áustria) No (Chile) War witch (Canadá) O Amante da Rainha (Dinamarca) Kon-tiki […]

  5. […] um marido compreensivo. Alicia Vikander acaba de estrelar como protagonista no drama dinamarquês O Amante da Rainha e agora interpreta a doce e insegura Kitty, que perde seu pretendente para Anna, mas recebe o amor […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: