Al Pacino em “Glengarry Glenn Ross”

glengarry620a

Este ano David Mamet, famoso autor de teatro e cinema, está com nada menos que dois de seus textos na Broadway ao mesmo tempo: Glengarry Glen Ross e The Anarchist. Como se não bastante o script de Mamet, as duas montagens têm elencos que deixam qualquer fã de teatro desnorteado. Porém, para a saúde cardíaca e emocional dos seguidores aqui do Funny Girl, vamos por partes. Neste post, o foco é Glengarry Glen Ross.

Em poucas palavras, Glengarry Glen Ross é uma peça sobre corretores de imóveis, como eles fazem os seus contratos com clientes e a sua relação com a imobiliária. Falando assim a peça parece um tanto desinteressante, mas o que compõem o enredo é na verdade a situação que os personagens se encontram. A trama na verdade fala sobre a disputa da nova geração de corretores e gestores contra a velha geração e quais consequências isso tem levado para a vida pessoal de cada um destes personagens.

3.180146A peça rendeu a Mamet o Lawrence Olivier Award de melhor peça, além de um Pulitzer para sua primeira versão, em 1984. O autor ainda adaptou a peça, em 1992, para a versão do cinema dando a Al Pacino uma de suas indicações ao Oscar. Foi em 2005, porém, que recebeu seu primeiro revival e trouxe o tão esperado Tony Award e o Drama Desk Award.

Quase 30 anos após a sua primeira estreia, o segundo revival da peça é dirigido por Daniel Sullivan e promete manter o sucesso das primeiras versões. A produção está agradando muito críticos e público, no teatro não havia um lugar vazio, algo surpreendente após o furacão Sandy. E este sucesso não é a toa. A produção juntou um elenco de peso para uma Broadway run de dezesseis semanas.

O maior nome do elenco, claro, é Al Pacino. Nesta sua segunda participação em Glengarry, ele interpreta o velho Shelley Levene. Viver o personagem deve ter sido uma experiência interessante uma vez que Shelley é quem treinou Ricky Roma, seu antigo papel. Foi a partir deste filme que Al Pacino ganhou a famosa frase “Are you talking to me??”.

3.180150Bobby Canavalle é o ator que interpreta Ricky Roma. Bobby já vem ganhando um grande espaço e uma base de fãs com seus trabalhos na Broadway, desde de The Motherf**cker with the Hat. Além disso, um pouco de fofoca teatral: Bobby e a querídissima Sutton Foster namoraram durante alguns anos. Para os fãs de seriados, queridinhos da televisão americana também estão no elenco da peça. Richard Schiff, que já participou de séries como Once Upon a Time e Smash, e um dos meus favoritos, o Dr Cox de Scrubs, John C. McGinley. É preciso comentar que apesar de sempre fazer personagens durões, John C McGinley, é a simpatia em pessoa. Acho que dizer que todos estavam maravilhosos nos seus papéis é um pouco redundante e desnecessário. Basta olhar a lista dos atores e as premiações do autor para concluir que essa peça é imperdível.

Já virou tradicional que Al Pacino faça uma peça por ano na Broadway, e sortudos somos nós que temos a oportunidade de ver este gênio interpretando ao vivo e ainda ter a oportunidade de conhecê-lo, mesmo que trocando meia palavra. No momento em que Al Pacino entra no palco como Levene, você esquece completamente que este era o mesmo ator de O Poderoso Chefão ou de Advogado do Diabo, e passa a acreditar naquela história que ele está contando. O ator que já tinha o meu total respeito, hoje tem a minha maior admiração.

photo

A admiração que não está apenas pelo seu trabalho no palco, mas também a sua postura fora dele. O ator dá um show de humildade para estas novas estrelas, uma vez que todas as noites se dá o trabalho de fazer um meet and great os fãs. Al Pacino se mostrou simpático e cheio de energia ao sair do teatro e se deparar com a centena de fãs aguardando a estrela da noite. Independente da quantidade de pessoas, ele assinou todos os playbills. Poucos mais sortudos, como eu, conseguiram tirar fotos com o lendário ator e conversar por alguns minutos.

2 comentários

  1. […] sobre a segunda peça em cartaz escrita por David Mamet: The Anarchist. Esta, ao contrário de Glengarry Glen Ross, está sendo montada pela primeira vez e ainda é dirigida pelo próprio autor. O elenco foi […]

  2. […] sobre a segunda peça em cartaz escrita por David Mamet: The Anarchist. Esta, ao contrário de Glengarry Glen Ross, está sendo montada pela primeira vez e ainda é dirigida pelo próprio autor. O elenco foi […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: