20th Anniversary de “Encores!”

gala-12Encores! faz parte das várias programações do NY City Center, uma organização sem fins lucrativos para as diversas formas de performing arts. O objetivo do programa é recuperar musicais antigos até mesmo perdidos e reproduzi-los na forma mais próxima a visão original da peça. Ainda pouco conhecido para os outsiders da comunidade de teatro, é one of my favorite things em NY e um dos meios onde eu encontro os melhores lost theatre treasures.

A palavra francesa “encore” é o termo utilizado em inglês para o bis. A seleção deste título para o projeto não poderia ter sido mais apropriada, uma vez que é exatamente isso que a organização propõe sobre as suas produções: não é um revival ou uma releitura e sim um “Bis” para que um novo publico conheça estes tesouros teatrais e que o público antigo possa relembrar das versões originais.

gypsyO Encores! traz por ano três produções musicais e em geral as peças produzidas são de curta duração, apenas cinco dias de apresentações no NY City Center. Em alguns casos o sucesso com o público é tão grande que essas produções acabam embarcando na estrada para a Broadway, como foi o caso de Finnian’s Rainbow em 2009, da recente produção de Gypsy (que deu a Patti Lupone seu segundo Tony Award de melhor atriz em um musical), bem como a produção de 1998 de Chicago que ainda está em cartaz, rendendo várias produções pelo mundo – incluindo São Paulo e uma versão cinematográfica.

O tempo de preparação para cada musical é muito curto, em média duas semanas. No início houve uma grande discussão com o sindicato de atores, e isso resultou em uma regra que obriga ao elenco carregar arquivos com as partituras e falas durante o espetáculo todo. Estas partituras na maioria das vezes são usadas, e cada vez mais vemos os atores principais rejeitarem esta regra que hoje esta sob discussão.

Os benefícios que o projeto traz para o meio de teatro musical são incontáveis, além de trazer as várias produções e músicas que foram talvez  esquecidas, muitos atores também são relembrados ou convidados de outros países e cidades, como foi o caso do atual queridinho da Broadway Rob McClure, ator que teve seu primeiro destaque em Nova York fazendo o musical Where’s Charley?. Outro momento especial para a história do programa é a participação de Patti Lupone em Pal Joey, em que a atriz foi recebida com uma standing ovation do público todo. Para ela, esta produção marcou o seu retorno ao lar após uma turbulenta temporada em Londres em Sunset Boulevard.

DSC_0127

Além das apresentações, Encores! oferece várias palestras e conversas sobre suas produções, então o público pode acompanhar o desenvolvimento e pesquisa de cada show. Além disso, por ser pouco divulgado, permite que estes encontros sejam bastante íntimos e para um público muito interessado. Em um destes programas tive a oportunidade de conhecer Sheldon Harnick, um dos maiores lyricsis de musicais, responsável pela composição de peças como Fiddler on the Roof, Fiorello!, She Loves Me e The apple Tree.

Como este ano marcam seus 20 anos, no dia 12 de novembro foi organizado um gala com um show digno! Estrelando ninguém mais ninguém menos que Kelli O’Hara e Raul Esparza com a participação de nomes como: Joel Grey, Victoria Clark, Christopher Fitzgerald,Judy Kaye, Rebecca Luker e Rob McClure. Tyne Daly também estava na lista, mas faltou ao evento pois estava muito gripada.

Infelizmente a lista das músicas cantadas não foi publicada, mas posso dizer que foi incrível rever algumas cenas que assisti em Encores! e ter tido a oportunidade de ver algumas cenas que ainda não havia visto. O momento mais especial da noite certamente foi ver Joel Grey cantar e fazer a coreografia de “Mr. Cellophane”, representando o papel que ele estreou em Encores! e na Broadway.

Nesta temporada de 20 anos os musicais Fiorello!, It’s a Bird… It’s a Plane… It’s Superman! e On Your Toes estão sendo produzidos. Não sabemos ainda o elenco das produções, mas há a certeza de que será uma temporada e tanto! E nós estaremos lá conferindo de perto!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: