Crítica: “Resident Evil 5: Retribuição”

Resident Evil é conhecido por ser a adaptação de vídeo game mais bem sucedida do cinema. Tudo bem que a competição não é muito forte já que essa lista conta com Street Fighter e Príncipe da Pérsia. Até mesmo Tomb Raider (com Angelina Jolie, quando ela ainda tinha corpo suficiente para ser gostosa) não conseguiu continuar seu sucesso e parou na fase número dois, mostrando que Resident Evil ao chegar no quinto filme da saga tem sim muito o que se orgulhar – nem que seja de suas arrecadações de bilheteria.

Mais uma vez dirigido por Paul S. W. Anderson e estrelado por sua esposa Milla Jovovich, Resident Evil: Retribuição evoca alguns personagens de seu passado e introduz alguns novos para entrar no combate com a máquina de matar Alice, seja como aliado ou inimigo.

O filme começa feito especialmente para quem está assistindo a série pela primeira vez: com um resumo básico do que já aconteceu com a protagonista nos filmes anteriores e como o mundo de Resident Evil funciona. Batalhas, traidores e a vilã Rainha Vermelha são apresentados em gravações recuperadas narradas pela própria Alice.

Agora a heroína é uma prisioneira da Umbrella que logo recebe ajuda para escapar, mas que tem um longo caminho até ficar realmente livre. Isso porque a prisão consiste em um complexo submarino gigante e para chegar a sua saída um caminho um tanto longo precisa ser percorrido. Neste caminho, realidades simuladas, grandes capitais e muuuito, muito zumbi aparecem com uma frequência frenética.

Para os fãs do jogo será interessante assistir a dupla, que pode também ser chamada de casal, Ada (Binbing Li) e Leon (Johann Urb). Ambos têm um bom destaque ao longo do filme e reforçam o time de secundários juntamente com uma equipe de resgate, que também conta com Luther West (Boris Kodjoe), e o batalhão da Umbrella composto por Rain (Michelle Rodriguez), Carlos (Oded Fehr) e a amiga da onça Jill Valentine (Sienna Guillory).

Resident Evil não tem vergonha nenhuma de não apenas ter sido originado pelo vídeo game como de ser baseado fielmente a ele. Mesmo que isso tenha que contar com roupas totalmente inapropriadas para cenas de ação (Alice, pelo menos, escapa dessa), cortes de cabelo um tanto duvidosos e Albert Wesker com seu jeito milimetricamente robotizado. A plataforma percorrida por Alice também abertamente remete a quando o jogador é apresentado para uma fase e mostrado quais seus objetivos e deveres. O logo chega a ser exibindo pelo lado de fora como em um mapeamento mais de uma vez.

Todas essas características poderiam soar de mau gosto, mas Anderson consegue inserir tudo de uma forma que apenas relembre os espectadores de que todo aquele universo surgiu em um vídeo game. A escolha entre brega e bem colocado dentro de seu Universo, fica para cada um.

O sucesso estrondoso de quatro filmes dá créditos e orçamento suficiente para Anderson percorrer o mundo e filmar em locações como Times Square, o centro de Tóquio, a Praça Vermelha em Moscou e até o Alaska. Um grande agrado visual e tanto aos espectadores.

No caminho até sua escapada, Alice encontra aliados e inimigos e não se livra de mil monstros e zumbis comandados pela Rainha Vermelha a fim de destruir a moça, que continua se mostrando incansável e imbatível.

Com apenas alguns – breves – intervalos entre uma pancadaria e outra, a ação é extrema em Resident Evil 5: Retribuição e quando você acha que Alice atingiu seu objetivo e o filme acabou, ainda tem mais pela frente. Possivelmente da próxima vez que você pensar que ainda tem mais tiros a serem disparados e chutes a serem dados, aí sim o filme acaba. Sua sexta parte é iminente, e por que seria diferente, não é mesmo?

Trailer:

Anúncios

um comentário

  1. A atriz Resident Evil 5: Retribuição é mais do que sexy! Muito bom no que faz, para não falar do filme, o hisotria já tinha muito prestígio para jogos de vídeo! Eu amo de verdade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: