É Tudo Fellini!

Aqui no Funny Girl já contamos como está a exposição que homenageia Georges Méliès. Agora fomos conferir a mostra sobre outro grande cineasta, o italiano Federico Fellini. Intitulada Tutto Fellini, ela se encontra no Sesc Pinheiros, também em São Paulo.

Com um extenso acervo, que inclui material fotográfico, entrevistas, trechos de filmes e curiosidades, o público pode emergir na obra polêmica e clássica deste que é um dos maiores nomes da indústria cinematográfica.

Começando com uma linha do tempo, somos introduzidos as grandes datas da vida de Fellini, marcas de sua vida e carreira, de seu nascimento em 1920 e seu casamento com Giulietta Masina (uma de suas maiores musas) em 1943 aos lançamentos de todos os seus filmes e recebimentos de prêmios.

Quem não conhece sua cinematografia, já na primeira sala da exposição pode assistir a três de seus filmes e conhecer o estilo deste italiano que não escondia sua admiração por mulheres belas e voluptuosas. As mulheres, aliás, estão presentes em grande parte da exposição, como não poderia deixar de ser, já que elas sempre tiveram destaque em seus filmes.

Uma parte é dedicada apenas a Anita Ekberg, sua estrela de A Doce Vida (ao lado de Marcello Mastroianni, costumeiro colega de Fellini, atuando em seis de seus filmes). A admiração do diretor pela atriz é demonstrada por diversas fotos, uma parede repleta de capas de revistas dos anos 50 e 60 estampadas por ela, e um depoimento sobre quando Fellini a viu pela primeira vez e afirmou que era melhor que nunca a conhecesse pessoalmente. Para sorte dos admiradores tanto dele, quanto dela, eles se conheceram e trabalharam juntos também em Os Palhaços (1970) e Entrevista (1987).

Apesar da fascinação descarada de Fellini pelo sexo feminino e de muitos dizerem que ele se retratou no personagem Guido de 8 ½, seu casamento com a atriz Giulietta Masina durou 50 anos e ela estrelou em sete de seus filmes. Giulietta também recebe espaço especial na exposição, com fotos pessoais e em cena nos filmes A Estrada da Vida, Ginger e Fred e Noites de Cabíria.

Um dos artigos mais interessantes de Tutto Fellini é uma galeria de fotos um tanto inusitada intitulada O Livro dos Sonhos. Nela estão os desenhos feitos por Fellini, ilustrando (muito bem, por sinal) seus sonhos e devaneios, exercício indicado por seu psicoterapeuta, Ernst Bernhard, praticado desde o início dos anos 60 até os anos 90. Embora a coleção tenha grandes intervalos, principalmente quando estava em processo de gravação de algum de seus filme, é bastante vasta, e ligeiramente cômica – provando a mente desvairada deste cineasta peculiar, como os melhores devem ser.

Poder estar perto de um arsenal pessoal e raro, assim como viajar pela carreira de 40 anos de Fellini, é imensurável e imperdível. A exposição gratuita já passou por Toronto, Paris, San Sebastián, Moscou e Rio de Janeiro e fica em São Paulo até o próximo domingo, dia 16. Caso não tenha como você conferir pessoalmente, um livro com o conteúdo da exposição foi lançado em julho, também nomeado Tutto Fellini.

“Não sei olhar para as coisas com distanciamento, através da câmera, por exemplo.
Não quero nem saber da lente objetiva. Tenho que estar no meio das coisas.
Tenho necessidade de conhecer tudo sobre todos, de fazer amor com tudo que está a meu redor.”

EXPOSIÇÃO TUTTO FELLINI

Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195.  Pinheiros – São Paulo
Horário: de terças a sextas-feiras, das 10h às 22h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Quanto? Grátis
Data: Até 16 de setembro (domingo)
Telefone: (11) 3095-9400
Estacionamento com manobrista (vagas limitadas): Veículos, motos e bicicletas.

Sesc Pinheiros | Site Oficial
www.sescsp.org.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: