Conheça as etapas da produção de um livro!

Abrindo um lugarzinho especial para falar sobre literatura aqui no Funny Girl, – porque garotas também se divertem lendo – como editora e quase jornalista, resolvi contar os “bastidores” de todo o processo de produção de um livro!

Escrever um livro é relativamente algo fácil, mas a publicação no Brasil já é outra história. Digamos que, é financeiramente algo muito caro em relação ao número inferior de leitores críticos. Por isso, a primeira etapa da produção de um livro, é a análise de conteúdo, que irá determinar se o livro é “bom” ou “ruim” para a publicação. A editora, no caso, não irá pegar um livro que considere “ruim”, pois não terá perspectiva de venda.

A análise de conteúdo (ou análise do original) é feita geralmente pelos editores chefes. É analisado desde a quantidade de páginas (sim, pois o custo de produção é diretamente proporcional à tiragem e ao número de páginas), conteúdo direcionado ao público certo da editora, até adequações de escrita, etc.

Se o livro estiver dentro dos padrões editoriais da editora, o original é aceito e então são feitas todas as negociações e esclarecimentos para o autor, contratos, porcentagem de direitos autorais e entre outras coisinhas que, cada editora tem como particularidade.

Então, começa a produção do livro, com a revisão e a diagramação. A revisão é divida em duas etapas: a primeira é feita com copidesque, que é um ajuste no texto, tentando arrumar frases que de repente ficaram estranhas, fazendo a adequação dos termos utilizados, etc. Depois é feita a revisão de erros ortográficos e de digitação, que são frequentes, já que quem escreve, é tão familiarizado com o texto que não vê os erros. Só então começa a diagramação (ou editoração), em que são definidos todos os aspectos visuais dos textos e das imagens no livro. São feitos ajustes no posicionamento do texto, do sumário, da numeração das páginas.

Depois do conteúdo ajustado e pronto, é feito o trabalho artístico do livro, a capa! Sim, todos nós julgamos um livro pela capa. Se vemos uma capa interessante numa livraria, logo pegamos o livro nas mãos e só depois vamos ler a sinopse. E as editora sabem muito bem disso, por isso é feito um trabalho bem especial com a arte nos livros. A capa, feita por designers, precisa chamar o leitor, mesmo que não demonstre tão explicitamente o conteúdo do livro.

Ah, sim! Sem esquecer que, depois do livro estar revisado, é feito o registro na Biblioteca Nacional, recebendo o código ISBN (International Standard Book Number), que é obrigatório e é a identidade do livro. É o tal do código de barras e a também a ficha catalográfica, contendo todos os dados necessários.

Após ter tudo definido, o livro é mandado para a gráfica, com um número de tiragem, textura da capa, tipo de papel… Tudo definido pela editora. Também, nessa etapa é organizada a distribuição da obra nas livrarias. Geralmente, a editora tem sua distribuidora, que seleciona um determinado número de obras e coloca em cada livraria. E desde então, é organizado a divulgação da obra. Promoções, e-mails, redes sociais, pré-venda, book trailer… Tudo é feito para que o lançamento – feito em alguma livraria com noite de autógrafos- seja um sucesso e que a venda seja imediata.

Todas essas etapas são feitas, geralmente, para um autor nacional e/ou que não foi “descoberto”. Para autores internacionais o processo é um pouco diferente. No caso do Nicholas Sparks, por exemplo, suas obras são leiloadas para outros editores. Sim! Há um leilão de obras internacionais e quem der mais, leva a publicação. Mais ou menos assim, não são exatamente todos os autores, já que Dan Brown foi descoberto e feito as negociações com seu agente literário (que é uma profissão muito comum lá fora), e então foi publicado no Brasil.

Meu trabalho como editora consiste em acompanhar a editoração de uma obra ou uma linha editorial, desde o levantamento das informações que o público necessita até o seu efetivo suprimento. Sugerir alterações ao autor, para que fique algo mais “mercadológico”. Essas alterações podem passar pela edição do texto, ou pelo acréscimo de elementos.

É  extremamente gratificante, principalmente quando depois de muito trabalho posso ter os livros em minhas mãos. É como se eu ajudasse no “nascimento de um filho”, afinal, um livro é sempre um filho para o seu autor. (So cute!)

Vamos concordar que há muitas curiosidades no mundo editorial… Quem sabe em um próximo post com mais literatura?

5 comentários

  1. Adorei a postagem, e saber mais sobre como acontece a publicação do livro, visto que como escritora sou muito alienada para os aspectos concretos!

    Sua frase “Depois é feita a revisão de erros ortográficos e de digitação, que são frequentes, já que quem escreve, é tão familiarizado com o texto que não vê os erros. ” me tocou profundamente, pois isso acontece comigo em 99% das vezes que escrevo. Os erros parecem que se escondem de mim…hehe

    Achei legal saber que lá fora existem agentes literários, e seria muito bom se essa prática fosse adotada aqui no Brasil, pois sinto que os autores nacionais (até eu!) sentem muita dificuldade de adequar seu mundo de sonhos com a parte concreta que é a comercialização do livro!

    Parabéns pela postagem, tá muito legal!

  2. Muito obrigada!
    Essas curiosidades dos “bastidores” de uma editora são muito legais, né?! :D

  3. Reblogged this on Fonte das Letras.

  4. Jean Paulo Farias · · Responder

    Gostaria de saber como faço para mostrar para uma editora os poemas de minha filha (pois são muitos) e gostaria de fazer um livro (ou até mais de um) e não tenho idéia de qual editora procurar . Ela é adolescente e escreve poemas filosóficos de muita produndidade e beleza. Não tenho bem a certeza de qual seria o público, poderia me ajudar? grato.

  5. Luciano Sant'Ana · · Responder

    O tema abordado é muito interessante. As dicas foram ótimas, obrigado Aline. Abraço e sucesso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: