Impossible Conversations: Prada e Schiaparelli

Texto escrito para o site Débora Tessler.

impossible_conversations

O Costume Institute do Metropolitan Museum, baseado em uma coluna de Miguel Covarrubia para a Vanity Fair dos anos 30, criou uma “Conversa Impossível” entre Elsa Schiaparelli e Miuccia Prada. A exibição destaca as afinidades e semelhanças criativas das duas designers italianas, bem como o estilo e filosofia de vida  dessas diferentes eras – Schiaparelli dos anos 20 aos 50, Prada do início dos anos 80 até os dias de hoje.

A mostra – organizada pelos curatores Harold Koda e Andrew Bolton – conta com 100 modelos e 40 acessórios de Elsa Schiaparelli (1890–1973) e Miuccia Prada. E ainda tem um vídeo que simula uma conversa entre as duas – Miuccia Prada como ela mesma e a atriz Judy Davis interpretando Schiaparelli.

impossible_conversations_2

Miuccia Prada foi entrevistada especialmente para a exposição, enquanto as informações de Schiaparelli foram coletas das diversas entrevistas e de sua auto-biografia “Shocking Life”. A conversa imaginária é focada principalmente em como as duas mulheres exploram o mesmo tema em suas criações através de abordagens muito diferentes.

As duas estilistas são conhecidas pelos seus modelos ousados e ligação forte com arte. Enquanto Schiaparelli criou os chapéus mais criativos de sua época e trabalhava com Salvador Dalí e Jean Cocteau, Prada se destacou pelos seus sapatos ousados e o trabalho à frente da Fundazione Prada. Em comum, uma forte aproximação entre o mundo das artes visuais com o fashion design.

impossible_conversations_3

Para os curiosos por moda, a exibição de “Prada e Schiaparelli” é fundamental: faz uma comparação dos dois trabalhos tanto nos acessórios quanto nas roupas. E é possível perceber pequenos detalhes de inspiração semelhante, bem como a base que Prada teve em Schiaparelli.

A exibição vai até o dia 19 de agosto. E para quem não puder ver ao vivo, a loja do Metropolitan Museum também vende um livro lindo com imagens da exposição e informações mais detalhadas sobre as duas estilistas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: