Tom Ford: “Sou geneticamente um cowboy”

Texto escrito para o site Débora Tessler.

tom_ford_debora_tessler_2

Foto: Simon Perry, via Harper’s Bazaar

Ao falar em Tom Ford, as primeiras coisas que vêm em mente são high fashion, estilo, ousadia, inovação e status. Algo com que eu concordava – até ter tido a oportunidade deassistir de perto uma conversa entre ele e Fern Mallis no 92Y aqui em Nova Iorque. Hoje, após ter estudado um pouco mais sobre o trabalho de Ford e ter conhecido um pouco mais da sua personalidade, posso dizer que Tom Ford tem qualidades de um homem perfeito! Descrevê-lo não é uma tarefa difícil, afinal, além do óbvio fato que ele é lindo e tem estilo impecável, o talentoso designer – e hoje também diretor de cinema – demonstra um senso de humor incrível, além de um grande afeto e lealdade àqueles que fazem parte de sua vida profissional e pessoal. É tão encantador que até mesmo a poderosa Fern Mallis se desconcentrou com tanto carisma e espontaneidade.

O designer se descreve como um típico simples americano do oeste. Apesar do seu look usual de homem urbano, contou que adora passar tempo em sua casa em Santa Fé, “vivendo a típica vida do oeste”. Ele usou o conceito “Natural Genetic Cowboy” para se referir à sua aparência, e brincou que embora maior parte das pessoas fique tosca com roupas que lembram o faroeste, essas roupas lhe caem bem: “sou geneticamente um cowboy“.

tom_ford_debora_tessler

A marca própria de Tom Ford

Ford conta que era um jovem estudante de arquitetura que queria seguir a carreira de ator quando caiu de paraquedas no mundo da moda. Tudo por uma simples razão: não encontrava nas lojas roupas que ele gostaria de comprar. A nova carreira lhe possibilitou trabalhar com marcas como Gucci e Yves Saint Laurent. Sobre a revitalização da Gucci, Tom Ford comentou que sua grande dificuldade foi compatibilizar as ideias do time original com as dele, uma vez que seu plano era um pouco mais ousado do que a imagem que a empresa estava disposta a assumir. E quanto a trabalhar próximo do lendário Yves Saint Laurent, Tom Ford confessou: “foi um sonho que se tornou realidade”. E ainda lembrou, com muito bom humor, a carta recebida no dia após o lançamento de sua primeira coleção: o texto, escrito à mão por YSL, dizia que em 20 minutos Tom Ford tinha destruído o que havia sido construído por ele em décadas. Porém, ainda que a coleção não tenha agradado o fundador da grife, foi um sucesso no mercado – e provavelmente um dos motivos para a recuperação da marca no mercado de luxo.

Sobre a marca própria, Tom Ford explica que inicialmente queria que fosse uma marca masculina. A linha feminina, no entanto, acabou surgindo porque ele acha monótono apenas desenhar roupas para homens: “chegava a um ponto em que não havia mais o que criar, enquanto com a roupa feminina se pode inventar mais“. Ciente de que sua marca não é barata, defende que quer ser uma marca de luxo de qualidade. O estilista não poupa nos produtos e no acabamento de suas roupas, o que torna qualquer peça mais cara. Mas brinca que todas suas peças são práticas e funcionais: “o casaco vai ter dois braços e será usável”.

tom_ford_debora_tessler_4

Foto: Simon Perry, via Harper’s Bazaar

Quanto ao mito Tom Ford e os 5 banhos de banheira por dia, ele explicou: “os banhos da manhã e da noite são por higiene, não há nenhuma necessidade ou número especifico. É minha forma de relaxar e desligar do mundo. Moro em uma cidade grande e vivo numa época em que as pessoas estão acessíveis 24 horas por dia. É difícil ter um momento só para mim! Então os banhos representam estes minutos de descanso”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: