Closing Nights e o Ciclo de Vida de uma Peça

Quem anda acompanhando os sites de notícias da broadway como Broadway World, Playbill e Broadway.com já está percebendo um grande número de musicais fechando. Como muitas pessoas vieram me questionar sobre o assunto, eu achei importante escrever um post para esclarecer algumas dúvidas básicas.

A primeira coisa a ser destacada é que isso é normal. Peças de teatro tem a vida curta, nem todas são como O Fantasma da Ópera, que está em cartaz há 25 anos. Nós brasileiros somos mal acostumados com essa realidade, pois os musicais que conhecemos mais foram aqueles que duraram mais de 10 anos na Broadway (Les Miserables, Beauty and the Beast, A Chorus Line, Mamma Mia e Chicago).

Após as premiações, os produtores geralmente esperam algumas semanas para ver como será a venda de ingressos. Muitas vezes as peças menos premiadas acabam perdendo um pouco no box office, o que acaba levando a decisão de serem fechadas. Esse fechamento pode ser um pouco precipitado como foi o caso de Wonderland em 2011 e este ano com Jesus Christ Superstar.

No mês de junho fecharam as peças: Venus in Fur, Other Dessert Cities, The Lyons e Don’t Dress for Dinner. A primeira coisa a falar sobre peças (não musicais) é que suas temporadas são mais curtas e geralmente já abrem com data para fechar. As duas primeiras peças dessa lista na verdade tiveram sua noite de encerramento extendida por terem tido grande sucesso com o público. The Lyons abriu já como limited engagement. Dessa lista, assisti as três primeiras que foram excelentes, a última realmente não tenho bases para comentar. E The Columnist com John Lithgow encerra suas apresentações em breve também, pelo o mesmo motivo que The Lyons.

Os musicais que fecharam este mês na Broadway foram Priscilla, Godspell e Jesus Christ Superstar e off- Broadway, Million Dollar Quartet. No caso de Priscilla, foi uma temporada curta, mas conseguiram lucrar em cima da peça, afinal, ela ficou um ano e meio em cartaz. Godspell desta lista é a minha menos favorita, a peça teve uma boa temporada e chegou a ter troca de elenco, o que significa que foi além do tempo do contrato original. Million Dollar Quartet, que inicialmente abriu na Broadway, estava em cartaz desde 2010. Jesus Christ Superstar foi a única produção destas que teve apenas 116 performances, o musical abriu poucos meses atrás e fechou no dia 1º de julho.

Neste domingo será a última apresentação de Anything Goes, que foi um grande sucesso desde a sua primeira preview. A peça começou como Limited engagement de aproximadamente seis meses e acabou durando um ano e meio. Levou três Tony Awards: Melhor Atriz em Musical para Sutton Foster, Melhor Revival de um Musical e Melhor Coreografia para Katheleen Marshall. Não há dúvidas de que foi um grande sucesso.

O revival de Rent (off-broadway) também fechará suas portas em setembro. O musical terá ficado em cartaz por um ano e um mês. Além disso, em agosto será a closing night do ganhador do Tony de Melhor Musical em 2010, Memphis. A peça está aberta desde 24 de agosto de 2009 e é um dos poucos musicais que tem seu vídeo comercializado, então os fãs poderão ter uma lembrança desse musical que marcou três anos na Broadway.

Estes musicais fechando não significa que a Broadway está falindo. Há muitas peças ainda que estão com ingressos esgotados. Isso na verdade significa que é uma mudança de temporada. Com as peças que estão fechando, abre-se espaços para novos shows que já estão em pré-produção.

Deixarei para falar sobre o que está por vir em breve, mas posso garantir que será uma temporada maravilhosa e cheia de novidades!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: