Entrevista com o fotógrafo Sérgio Santoian

Bahiano que se achou envolvido na arte de fotografar, Sérgio Santoian tem os modelos mais bonitos e os atores mais talentosos no foco de sua câmera. Conheça um pouco mais sobre o trabalho e a personalidade desse nome em ascensão:

FG: Quando foi a primeira vez que você se viu apaixonado pela arte de fotografar?

Na verdade a fotografia entrou na minha vida muito por acaso. Sempre quis ser ator e sempre estudei pra isso. Minha formação acadêmica é como ator. Porém, a vida de ator no Brasil não é nada fácil e chega uma hora que, mesmo tendo um sonho, você precisa abrir mão de algumas coisas e ir em busca de novos objetivos que possam somar na bagagem. Foi exatamente aí que a fotografia apareceu, da necessidade de ter meu dinheiro, minha individualidade, essas coisas. Comecei a fotografar porque achei que também seria uma forma artística de tentar ganhar dinheiro. Comecei “na brincadeira”, no “vamos ver o que dá” e desde então, dia após dia, fui tomando gosto, querendo aprimorar os conhecimentos até que fiquei completamente apaixonado pela arte de fotografar. De enxergar, de uma maneira ou de outra, que com meu trabalho eu poderia revelar cada pessoa de uma única forma, uma forma que ela nunca havia sido revelada e nunca seria revelada depois. Quando essa ficha caiu, foi exatamente o momento que me vi apaixonado por fotografia, querendo me tornar fotografo (de fato) e com a certeza de que, a partir dali, eu queria fazer isso para o resto da minha vida!

FG: Você fotografa muitos famosos e gente super talentosa. Alguém já te deixou especialmente ansioso?

Sempre rola uma ansiedade, mesmo a pessoa não sendo famosa. Rola ansiedade para conhecer com quem você vai trabalhar, mas confesso que o Alexandre Nero foi uma das pessoas que me deixou mais ansioso. Talvez por eu admirar o trabalho dele, por ser um dos melhores atores de hoje no Brasil. 

FG: Ensaio fotográfico é um processo demorado e que pode ser muito íntimo, você já conseguir formar uma amizade após um trabalho?

Com certeza! É um momento de muita cumplicidade e entrega, isso acaba estreitando os laços! Mas também não é com todo mundo que acontece, depende muito do quanto a pessoa vai estar entregue naquele momento.

FG: E o contrário, já aconteceu? Algum modelo com quem você não conseguisse se comunicar? O que fazer nessas situações?

Falta de comunicação, não. O que já aconteceu foi de a pessoa fotografada e eu não estarmos tão disponíveis, um para o outro, no momento do ensaio. Talvez uma falta de química entre nós. Mas a conversa, o diálogo, sempre existem… Se não, fica impossível realizar o trabalho.

FG: Você realiza ensaios tanto em estúdio como em locação, tem algum ambiente que você tenha preferência em trabalhar?

Tem. Adoro fotografar em lugares sem glamour, como construções e casas abandonadas.

FG: Ultimamente você tem feito bastante capas para revistas, quais outros tipos de foto você gosta de fazer?

A foto para revista precisa ser comercial, né?! Tem que vender o produto e por isso, ganha-se uma “forma” de fazer.  Eu  também curto muito fazer fotos que vão na contra-mão do que muitas revistas pedem. Fotos em que o modelo não é o foco, mas sim um elemento a mais naquela composição, junto a cenário, figurino e as intenções da imagem. Eu gosto de teatralizar essas fotos, gosto que cada uma delas fale por si e tenham histórias que possam ser construídas pelo imaginário de quem as vê.

FG: Não é difícil perceber que você é twitteiro de plantão, o que pode te irritar nas redes sociais?

Pessoas que não são nada, não fazem nada pra ninguém, não mostram nem a cara, e se acham a última bolacha do pacote, por viverem na aba dos famosos e assim terem muitos seguidores!

FG: Sua carreira está bem agitada, quais são os planos para o futuro?

Fotografar, fotografar, fotografar…

Para ver mais fotos do Sérgio entre no álbum da nossa página do Facebook e o siga no Twitter.

Deixe uma resposta

