Pesadelo Fotográfico

O fotógrafo Joshua Hoffine,  através das lentes de sua câmera, nos mostra um mundo cheio horrores, onde nossos maiores medos ganham vida. Aqueles pesadelos que tínhamos quando crianças, agora voltam para nos assombrar de forma assustadora…e genial!

A arte de Hoffine abusa do psicológico do medo, objetivo nas expressões aterrorizadas que são fotografadas e naquilo que está apenas parcialmente descoberto nas fotos, provocando um amedronto irracional e muito potente. Mas, como bom amante de horror, em algumas de suas obras o pavor está explícito em situações violentas e sanguinárias, ângulos sem censura ou pudores. E cá entre nós: ambas situações apelam a instintos primitivos e inconscientes.

Oriundo de Emporia Kansas, Joshua é formado em Literatura Inglesa e nem sempre trabalhou com temas sombrios e violentos: em seu passado, o criativo fotógrafo comandou uma empresa de fotografias de casamento, mas foi no horror das lendas urbanas que realmente encontrou sua vocação. Através de seus olhos tomamos consciência de nossos medos mais infantis ganhando vida de forma assustadora, de forma que nos identificamos com as crianças nas fotos e passamos a observar o trabalho como “vítimas”.

A escolha predominante de crianças pelo artista é justamente para acentuar, visualmente, a inocência confrontada pelo horror. E você deve ser perguntar de onde vem a sensibilidade para lidar com crianças e seus medos…
Bem, Joshua tem quatro filhas e seus amigos e família contribuem e protagonizam muitas de suas criações.

Em seu site, além de nos falar sobre seu fascínio pelo horror e psicologia do medo, explicando como o horror, enquanto arte, se alimenta do inconsciente, Joshua diz que acredita que o “horror está envolvido com a imprevisibilidade e iminência da morte, e a implicação de que não há certezas na existência. As experiências do horror residem nessa confrontação com a incerteza. O horror nos diz que nossa fé na segurança é uma ilusão, e que os monstros estão ao nosso redor“.

Você pode conferir as fotos mais recentes deste sensível e intrigante gênio em seu site: Joshua Hoffine.

One comment

  1. Fico fascinada com esse tipo de fotografia, transmite nossos medos em imagens; Chega a ser encantador.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: