Annie Leibovitz: A vida através das Lentes

Certamente você já se encantou com alguma foto de celebridade estampada na capa de revistas como Rolling Stone, Vanity Fair ou mesmo Vogue. É também provável, que conheça a icônica foto de Demi Moore grávida e nua, ou mesmo a última fotografia tirada de John Lennon, na tarde do dia em que foi assassinado. Agora, você conhece o gênio por trás destas imagens marcantes?

Anna-Lou Leibovitz, profissionalmente conhecida como Annie Leibotvitz, é uma fotógrafa mundialmente conhecida que se notabilizou por realizar retratos de estilo único, e cuja principal marca é a colaboração entre os retratados e a artista. Presente desde o início da fundação da revista Rolling Stone, em 1970, foi nomeada chefe de fotografia do veículo e, em 1983, tornou-se fotógrafa da glamurosa Vanity Fair. A profissional captou os mais emblemáticos momentos dos últimos 40 anos e passaram por suas mágicas lentes estrelas como Michelle Obama, Brad Pitt, Nicole Kidman, Mikhail Baryshnikov, Ellen DeGeneres, George W. Bush e seu gabinete, Michael Moore, Madeleine Albright e Bill Clinton, para Vogue e New York Times, além de Suri Cruise, filha de Tom Cruise e Katie Holmes, em reportagem sobre o casal na revista Vanity Fair.

Em 1991, uma coleção de cerca de 200 fotos de Leibovitz foi exibida na National Portrait Gallery em Washington e, em seguida, transformada em livro (Photographs: Annie Leibovitz 1970-1990).  Annie foi primeira mulher a ter trabalhos ali divulgados e a exposição itinerou pelo mundo durante seis anos. Entre outras honras, recebeu do governo francês o título de Commandeur des Ordres des Arts et des Lettres, sendo considerada “lenda viva” pela Biblioteca do Congresso Americano.

O número de atores, cantores e ídolos – e inclua aqui até a rainha Elizabeth II – que já foram clicados por suas lentes é imenso, mas engana-se quem crê que somente este tipo de imagem é clicado por ela: os dramáticos eventos em Sarajevo e Ruanda foram captados pela artista que, posteriormente, lançou um documentário sobre toda a dor vista nas zonas de guerra.

 

Autora de 10 livros, acaba de lançar “Pilgrimage“, um livro com uma estética completamente diferente da que a consagrou. Nele, ao invés de grandes astros e modelos, encontramos paisagens, um compêndio de imagens que retratam lugares e objetos que fazem parte de sua memória afetiva. No ensaio, recém-lançado, Annie visitou lugares essenciais da história dos EUA, como Gettysburg, campo de batalha da Guerra Civil, e Graceland, mansão de Elvis Presley. Foi também às casas de Emily Dickinson, Georgia O’Keeffe, Thomas Jefferson, Virginia Woolf e Sigmund Freud.
O projeto era para ser lançado há anos, mas foi interrompido em seu começo quando Susan Sontag, intelectual renomada e admirada com quem Annie manteve relação discreta durante muitos anos, faleceu em 2004; e retomado há pouco tempo, quando a fotógrafa temia ter de declarar falência – com três filhas para criar.

 

Gostou da artista e seu trabalho? Para conhecer um pouco mais, através de imagens e palavras da própria fotógrafa, sua família e amigos, assista ao documentário lançado em 2008 do qual o título desta matéria foi “emprestado”: Annie Leibovitz – A Vida Através das Lentes (Annie Leibovitz: Life Through a Lens). Desafio-lhe à não se apaixonar e surpreender com o talento desta mulher.


Perfil da fotógrafa no site da Vanity FairAnnie Leibovitz

About these ads

2 comentários

  1. [...] como resistir a um ensaio fotográfico de ninguém menos que Anne Leibovitz para a Vogue com o elenco do musical Os [...]

  2. [...] como resistir a um ensaio fotográfico de ninguém menos que Anne Leibovitz para a Vogue com o elenco do musical Os [...]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 90 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: